#31 - Serie: Como usar especiarias ou temperos? - Glutamato monossódico

Olá a todos!

Hoje vamos falar de...



O que é: é o sal sódico do ácido glutâmico, um dos aminoácidos não essenciais. É um produto utilizado para equilibrar e harmonizar a percepção total do sabor dos alimetnos, quando misturado com outros ingredientes. Em 1908, o professor Kikunae Ikeda isolou o ácido apartir de uma alga marinha (kombu).

Produção: Atravês de processos fermentativos de matérias primas de origem natural (melaçõ da cana de açúcar, açúcar ou beterraba) ou do amido (tapioca ou cereais).

Curiosidades: Em alguns paises é usado como tempero de mesa. Praticamente todos os alimentos processados têm esta substância na sua composição.

Propriedades: É muito usado na industria alimenticia pois cria um sabor suave e rico. Pode ser adicionado a todos os tipos de alimentos para realçar o seu sabor. 

Preocupações: O MSG é absorvido e metabolizado pelo corpo humano. Alguns estudos referem que o glutamato monossódico estimula receptores especificos da lingua, produzindo um gosto que se dá um nome de umami (que em japonês significa saboroso ou delicioso). Alguns estudos referem também que o organismo usa o MSG como transmissor de impulsos nervosos no cerebro. Embora os nutricionistas não gostarem muito desta substância (por adulterar o sabor real dos alimentos), vários testes demonstram que não tem efeitos negativos no ser humano, quando não exista doença anterior. 

Utilização:

  • Pode ser usado em preparação de carnes, peixes e aves
  • Pode também pode ser adicionado a legumes, molhos, sopas e marinados.
  • Opte por alimentos frescos ou conservas feitas por si. 

Sejam felizes!

Comentários

Mensagens populares