Sugestões para aproveitar pão duro

Olá a todos!

Cá por casa não somos muito amantes de pão. Por esse motivo, passei a conservá-lo no frigorífico (como explico neste post). Ainda assim ele vai ficando. E ficando. E quando vamos ver, já está duro. Agora é que ninguém o come.
Mas sabiam que existem várias formas de aproveitar o pão duro!?

Sejam as minhas sugestões:
- Pão ralado
Como tenho um robot de cozinha, este processo é facilímo. Podem ver neste link como fazer. Podemos fazer com o pão simples ou aromatizado: coentros e alho, gengibre e salsa... A imaginação é o limite. Este pão ralado pode servir para panar, para fazer coberturas de pratos de forno (como empadão) ou para substituir a broa no Bacalhau com broa, quando não tiver broa. :) ou para moldar hamburgueres ou almôndegas. Como está aromatizado, já dá algum sabor aos alimentos. Encontrei também esta receita de Fettuccini com pão ralado aromatizado que me pareceu muito apetitosa.

- Rabanadas
Sim, é uma sobremesa de inverno. Sim, são muito calóricas. Mas eu encontrei algumas receitas de rabanadas um pouco mais light. As rabanadas no forno são uma delícia!!! Em algumas receitas para que tenham um valor nutricional melhorado, basta alterar o pão branco por pão integral, leite gordo por leite magro, açúcar por adoçante... Podem ver aqui esses exemplos.

- Croutons
Não são mais do que cubos de pão aromatizado. Dão um up a qualquer salada ou sopa. Ideais para o Verão. Pode colocar qualquer erva aromática ao seu gosto. Assim,varia também os paladares das saladas ou sopas. Veja aqui 3 receitas de croutons (na frigideira, no microondas e no forno).

- Entradas originais/Bruschetas
As bruschettas são entradas tipicamente italianas, em que a base é uma fatia de pão. Podem ser preparadas de diversas formas. Com molho de tomate e queijo, com manteiga e alho... Ficam neste link outras opções.

- Migas
Na zona do Alentejo consume-se muitas migas. Eu confesso que adoro migas de tudo. Se nunca experimentaram deixo-vos algumas receitas aqui e aqui. Se optarem por fazer o empratamento com uns aros (como na imagem), todos vão adorar. Porque os olhos também comem.

Fonte

- Açorda
Também um prato tipicamente português. Mas não apreciado por todos. Mas existem receitas maravilhosas. Para mim a melhor é sem dúvida a de Marisco (mas como não gosto muito de marisco apenas uso miolo de camarão, delicias do mar e por vezes uns medalhões de pescada). Novamente aposte nos empratamentos diferentes e vai ver que todos vão gostar. Algumas receitas aqui.

- Sopa de cebola
É uma sopa francesa (poderá ver a receita aqui). Não é propriamente pouco calórica, mas diferente. Porque nem sempre nem nunca!

- Diversas receitas alternativas
Após uma pesquisa, encontrei diversos sites e blogs com sugestões óptimas para utilizar o pão duro, que não se enquadram nos itens acima citados.
10 receitas
mytaste
Casa da aninha


Têm alguma receita ainda mais especial para o aproveitamento do pão?? Contem-me tudo.

Sejam felizes!

Comentários

Anónimo disse…
Olá, eu também costumo usar a receita de pudim de pão. É uma boa sobremesa para os domingos em família...
My NaturaLiving disse…
Obrigada por mais essa dica!!

Mensagens populares