O que é isso das células estaminais?

Olá..

Já ouviu falar das células estaminais? Não.. Ora, para isso é que cá estou. Vamos então falar sobre as células estaminais.

- O que são as células estaminais?
São células com capacidade para se transformarem e darem origem às células adultas que constituem os tecidos e órgãos do nosso corpo. Estas células possuem características como diferenciação (as células podem-se transformar em células especializadas), autorrenovação (podem criar novas células estaminais) e proliferação (podem-se dividir indefinidamente).
Durante o processo embrionário, as células estaminais especializam-se e originam vários tipos de células do corpo ( músculo cardíaco, nervosas, glóbulos vermelhos ou células da pele). Em adultos as células estaminais permitem reparar tecidos danificados e substituem as células que vão morrendo.

- O que é a criopreservação?
A criopreservação permite conservas as células, por longos períodos de tempos a baixas temperaturas (-196º) sem que percam viabilidade. Atualmente, as células podem ser armazenadas por 25 anos pois é o período que está estudado no qual a viabilidade é está assegurada.

- O que se pode criopreservar?
O parto é o único momento onde pode ser recolhido o sangue e o tecido do cordão umbilical. Assim podem estar disponíveis em caso de necessidade.

- Porquê criopreservar?
As células estaminais do sangue do cordão  podem ser usadas no tratamento por mais de 80 doenças. As células do tecido podem ser usadas em transplantes hematopoiéticos para aumentar a probabilidade de sucesso dos mesmos. As células estaminais podem ser usadas para tratar tanto o próprio como familiares directos (pais, irmãos, avós...) Neste momento estão a decorrer ensaios clínicos em mais de 40 doenças adicionais.

- Como se processa a recolha e o armazenamento?
Idealmente deve iniciar o processo com a empresa cerca de 3 meses antes do parto, para conseguir ter tudo organizado a tempo. Assim, o primeiro passo é adquirir o kit de recolha. Dentro do kit está um formulário (questionário de avaliação clínica) que deverá entregar ao médico assim que tiver o kit na sua posse. Esse formulário é enviado para a empresa assim como o contrato de prestação de serviços.
No dia do parto deverá levar o kit, informar a equipa médica e de enfermagem e deve colocar o kit num local bem visível. Quem fizer o parto está informado que tem o kit e fazem a recolha do sangue e tecido. Os pais devem informar a empresa que já têm as amostras, para que a empresa de transportes possa recolher o kit. A amostra chega ao laboratório de 24 a 48 horas após o parto. É processada, analisada (presença de agentes infecciosos, analises microbiológicas, nº células estaminais e a sua viabilidade) e armazenada. Os pais são informados acerca do resultado da analise (para assim terem a certeza que a amostra ficou guardada e que poderá ser utilizada). Caso a amostra não cumpra os critérios, os pais são informados dessa condição.

- Que empresas existem?
Crioestaminal, bio-cordfuture health biobankCrio vidabiotecabebevidabebecordcriobaby.


- Quanto custa?
Nas diversas empresas os valores variam entre 900€ e 2500€ dependendo do pacote que escolher.

- A minha experiência
Nós fizemos a recolha pela empresa BebeCord (porque foi a primeira que nos foi apresentada em diversos workshop e porque apresentava um sistema de frio que permitia que a viabilidade das células fosse prolongada). Foram atenciosos. No entanto demoraram muito tempo a enviar o contrato, a enviar a oferta a aquisição do kit (mala de maternidade) e as analises do menino. Para ver estas situações resolvidas temos de enviar alguns emails. Mas poderá ter acontecido só comigo.


Qual foi a empresa que preferiram?

Comentários

Mensagens populares