Açúcar... um veneno legal?

Olá a todos.

O único paladar com o qual nascemos é o doce. Inicialmente era uma foma de sobrevivência. Assim os bebes e crianças não ingeriam nada tóxico. Apenas leite materno (que é doce).

Fonte


A industria alimentar apercebeu-se que as pessoas compravam produtos que fossem agradáveis ao paladar. Com açúcar, gordura e/ou sal. Rapidamente apareceram diversas marcas com os seus "óptimos" produtos. Super agradáveis e até viciantes mas pobres nutricionalmente (com poucas vitaminas ou minerais, com pouca fibra...). Quem não é capaz de comer um pacote de bolachas sozinho??

Fonte


E depois apareceram os cereais de pequeno-almoço. Super práticos, pois era só colocar leite ou iogurte e super agradáveis e por isso elas comiam tudo.

Fonte


Anos mais tarde percebeu uma relação entre o consumo destes alimentos pouco saudáveis com o aparecimento de algumas doenças.
Foram realizados alguns estudos para se descobrir porque é que as pessoas gostavam de consumir alimentos pouco saudáveis, mesmo sabendo que eram "maus" para a saúde e que poderiam provocar doenças. Verificou-se que, quando um individuo consume alimentos com elevado teor de açúcar refinado, o cérebro entende essa substância como se fosse outra substância aditiva (como drogas, álcool, tabaco...). Aliás, um estudo onde ratos viciados em cocaína tinham à disposição água com cocaína e água com açúcar, assim que experimentaram a agua com açúcar, preferiram a agua com açúcar.  Assustador, não?
E o mais grave é que está disponível em todo o lado e é facilmente acessível. Nas escolas, nos cafés, nas reuniões familiares (sobremesas), nos aniversários... E esse é o açúcar "visível". Existem alimentos que têm açúcar escondido. Destes falaremos noutro post.

Fonte


Com este blog pretendo dar alternativas a estes alimentos, para sermos mais saudáveis (e com melhor qualidade de vida até ao fim dos nossos dias). Também neste espaço pretendo demonstrar como eu fiz essa mesma mudança de estilo de vida (ainda para mais agora que quero que o meu filho tenha o melhor exemplo possível). Não é fácil (existem muitas tentações), mas com persistência tenho a certeza que vou vamos conseguir!

Deixo-vos o link de uma reportagem da SIC com este tema (que eu considero muito boa).


Sejam felizes!

Comentários

Mensagens populares