Dia Mundial da Saúde

Olá a todos!!

Como hoje é o dia mundial da Saúde decidi apresentar-vos alguns dos dados do último relatório da DGS (Direcção Geral de Saúde) sobre o estado de saúde dos Portugueses ao longo dos anos.

Neste relatório, entre outros dados, pode verificar-se que:
- Os maus hábitos alimentares estão associados a uma dieta rica em sal, pobre em fruta e em cereais integrais. Todos estes factores favorecem as doenças cardiovasculares.
- As principais causas de morte em 2014 foram doenças cardiovasculares (31%), tumores (25%), doenças respiratórias (12%) e doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (5%).
- Comparativamente a 2005, os homens e mulheres consumiram menos quantidade de sopa, pão e peixe. Os homens consumiram mais carne, mais leguminosas e mais bolos, chocolates ou sobremesas. As mulheres consumiram menos leite, iogurte ou queijo, menos batata, arroz ou massa, mais leguminosas e mais bolos, chocolates ou sobremesas.
- Verificou-se que 59,3% dos homens não fazem actividade física semanalmente, enquanto que nas mulheres 69,8% referiu que não pratica actividade física semanalmente. Os motivos apresentados para não se fazerem actividade os inquiridos referiram falta de tempo, falta de motivação ou interesse e o facto de ser dispendioso.

Sem duvida que precisamos de mudar alguns dos nossos hábitos para nos tornarmos mais saudáveis. O propósito deste blog é mesmo esse! Dar sugestões e alternativas para seremos mais saudáveis.

Sejam felizes!!

Comentários

Mensagens populares