A minha visão do escutismo

Olá a todos!!

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Escutismo.

Fonte


Para muitos desconhecido. Para mim uma paixão. Um hobby que nos preenche cada dia mais e nos ensina a sermos melhores todos os dias. Parece estranho alguém querer trocar uma noite de um hotel de 5 estrelas por uma noite ao relento, com frio, chuva e sabe Deus o que mais... Mas sim, é isso mesmo!! Nós dormimos com frio, sobre pedras... Mas o conhecimento que trazemos connosco é gigante!! Sim, vimos cansados, sujos, doridos, e por vezes até um pouco doentes, mas é isso que faz a diferença. O escutismo permite-nos um grande conhecimento sobre nós. Como reagimos às dificuldades? Como liderar? Como ser liderado? Permite também compreender a importância do trabalho em equipa e técnicas de sobrevivência. Ah pois!! E passamos a dar  muito mais valor às pequenas coisas, como ter água na torneira, ter água quente, comer numa mesa ou sentada, um colchão para dormir, ter formas de nos aquecermos... Enfim, um sem números de coisas que só quem passa por elas, é que lhe dá o devido valor!
Mas penso que é isso que transforma o ser humano. Ali, em campo (como nós chamamos) não somos o Dr. Pinto ou o Eng. António. Somos apenas nós! E em cada actividade aprendemos sempre algo, ainda que inconscientemente! Há sempre a famosa frase "Ainda me falta isto, que não levei da ultima vez e fez-nos falta". Além disto, o Escutismo (CNE) é de base católica e em todas as atividades existe um momento de fé. Isto também nos ajuda a enfrentar o mundo. Ensina-nos que podemos ter fé e demonstrar a nossa fé em todos os lugares e das mais variadas formas. E como isso nos ajuda a ultrapassar as dificuldades!

Eu adorei ser escuteira (infelizmente por incompatibilidade de horários com o trabalho e o facto de estar gravida/ser mãe à pouco tempo, tive de me ausentar). Ainda penso em voltar! O bicho ficou cá!

Recomendo a todos!! Exige algum tempo, mas no fundo é espectacular!!

Sejam felizes!

Comentários

Mensagens populares